segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tetsuo- O Homem Bala (2009)





Chega agora ao mercado nacional o filme que completa a trilogia do Ferro de Tsukamoto, iniciada em 1989 com Tetsuo: The Iron man e seguida com Tetsuo: Body Hammer, apenas uma variação do primeiro filme feito com um orçamento mais robusto.

Este terceiro filme, parece seguir a lógica de Tsukamoto criando um Deja Vu que remete aos filmes anteriores mas criando uma história completamente independente de qualquer um dos 2.


O filme foi exibido em 2009 no Festival de Veneza causando burburinhos e dizem que os mais sensíveis quase tiveram convulsões com o ataque frenético de imagens e sons proporcinados pela experiência dessa obra. E esse é o comentário máximo que posso fazer sobre a obra de Tsukamoto: Tetsuo: O Homem Bala é um filme para ser sentido e em certos momentos eu me senti absorvido pela máquina que move as cenas.

O elenco age de maneira mecânica, estilizada, mas tudo nesse filme parece ser propostital. A música pulsante que martela frenéticamente durante os 72 minutos de duração, as imagens desconexas e tremidas que causam uma verdadeira "gastura" criando uma atrmosfera tensa e opressiva que pode causar raiva em expectadores que estejam menos habituados ao cinema do diretor.

Tanto para os fãs do cyberpunk japonês, quanto para fãs do cinma mais underground vale a pena dar uma conferida nesta peça.

Trailer:

Nenhum comentário: